terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mary and Max (Os marcianos aprovam)




Saudações, lunáticos. Durante uma noite qualquer, depois de uma janta composta de sanduiches, eu me sentei em frente ao sofá e comecei a assistir o filme "Mary and Max", sem expectativas de ver o filme até o fim. Muitas vezes minhas expectativas não batem com o que acontece. Bem, caros lunáticos, essa foi uma das muitas vezes que isso aconteceu.

"Mary and Max" é um filme diferente daqueles que tanto lunáticos quanto marcianos estão acostumados a ver. O filme inteiro é narrado por um texto envolvente e, simultâneamente, cômico.
Max é autista, solitário e vive em Nove York. Mary também é solitária mas vive distante de Max, na Austrália. Em um dia aparentemente comum, Mary decide começar a se comunicar com algum morador de Nova York, a procura de respostas para suas dúvidas mais simples até as aparentemente difíceis de se responder. Mary pega a lista telefônica de Nova York, abre, fecha os olhos e com o dedo, escolhe um nome. Mary escolheu Max.
Mary, entusiasmada, escreve uma grande carta se apresentando e contando as tragédias/alegrias que aconteceram ao longo de sua vida.
Max, ao receber a carta, fica alegre e logo responde contando sobre suas manias, seu dia-a-dia e acaba contando também   as várias tragédias de sua vida, e os breves momentos de alegria.
Depois de muitas cartas, eles acabam virando amigos. Mary, a única amiga de Max. Max, a única amiga de Mary. 
À medida que Mary e suas dúvidas vão crescendo, algumas rachaduras no solo de sua amizade vão se formando.

O filme não tenta esconder como a vida pode ser cruel, como as pessoas que encontramos podem ser cruéis. Mas mostra também a força de uma verdadeira amizade. 
Conclusão: Qualquer ser (lunático ou marciano) poderia assistir esse filme. Eu não garanto que todos gostariam, na verdade, há pouca coisa no mundo (ou na Lua, ou em Marte) que nós podemos garantir. Agora, chega de sentimentalismo.
É hora de se preparar mentalmente para novas aventuras marcianas, ou simplesmente mais um dia de escola. 

Até outra hora, lunáticos intrusos.

3 comentários:

  1. boa sugestao, vou procurar ver, mesmo nao sendo nem lunatico nem marciano XD

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para assistir o filme. Gosto bastante de filmes mais realistas. E bom, você escreveu 'nove' york rs, como lunática ( e intrusa) por esse blog, espero invadir mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Um update do meu comentário, eu assisti o filme e AWN, amei, chorei ♥ Entrou pra lista dos meus filmes favoritos, obrigada.

    ResponderExcluir